Quem somos e em que acreditamos?

Nosso grupo, o GAIA, brotou de minha intensa paixão pela criação de um mundo mais humano para meu filho, Arthur Francisco, para os filhos dele e para todas as gerações futuras, afinal, como diz o título de um livro: "Filhos Brilhantes, (nós, pais e mães) Professores Fascinantes".

Entendo que p/ sermos o berço de futuras gerações preparadas, temos por obrigação nos prepararmos e propagarmos nossas experiências interagindo uns com os outros, independente de sermos pais ou filhos, tios ou sobrinhos, avós ou netos... sejamos sempre IRMÃOS EDUCADORES!!! E esta educação começa dentro de nossos lares, mudando antigos paradigmas, prestando mais atenção ao nosso próximo, ao futuro de nosso planeta, reciclando nosso lixo, reciclando nossas almas.

Muito embora a magnitude das crises espirituais e ambientais que nos deparamos em nosso dia a dia possa exigir métodos ousados e visionários, sei, do fundo do meu coração, que é possível encontrar soluções para os problemas do nosso planeta, começando dentro de nós mesmos, em nosso lar, em nosso ambiente de trabalho, com nossos visinhos, enfim...

Tudo é possível, pois querer é poder!!!

Valeria.

DIREITOS AUTORAIS

Respeite os Direitos Autorais e a Propriedade Intelectual.
A cópia não autorizada implica em penalidades previstas na Lei 9.610/98.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Nó do Afeto

Olá à todos!!!
Neste mês de setembro/2009, tirei férias profissionais e, mesmo sem saber como, ao organizar um final de semana diferente p/ curtir com meu marido e meu filho, acabei por ser responsável por uma excursão com 32 pessoas... foi muito legal!!!
Fazia parte do "pacote", entre outras coisas, o acompanhamento de nosso grupo por um Guia Turístico. Fiz alguns contatos por telefone, trocamos alguns e-mails e eis que contratei - meio que por "feeling", os serviços da Valeria, isso mesmo - coinscidência ou não, o nome da nossa guia era também Valeria... rs.
Bem, onde eu quero chegar com esse prólogo? Afinal, muitos devem estar pensando: "O que temos nós a ver com uma Guia Turística contratada p/ guiar uma grupo de 30 adultos e 2 crianças num final de semana, sempre gelado, na tão famosa Suiça Brasileira, mais conhecida como Campos do Jordão?"
Esta postagem é em agradecimento à pessoa maravilhosa que nos guiou por 3 dias numa linda aventura, sem perder a calma e o profissionalismo, de forma extremamente organizada e carinhosa... Valeria - a nossa Guia Turística.
Ao longo das horas em que passamos juntos, durante os intervalos no trajeto entre um passeio e outro, enquanto estávamos no ônibus, nossa guia nos presenteava com lindos textos reflexivos, de modo que a energia do amor nos contagiou à todos, até aos mais rabujentos e endurecidos...
Compartilho com vocês agora um dos textos que escolhi p/ publicar em nosso blog. O título do texto é: O NÓ DO AFETO - cuja autoria é desconhecido. Caso alguém saiba a autoria, por favor, entre em contato conosco p/ que possamos publicar os devidos créditos.
"Em uma reunião de pais numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos;
Pedia-lhes também que se fizessem presentes o máximo de tempo possível...
Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar e entender as crianças.
Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo, durante a semana, porque quando ele saía para trabalhar era muito cedo e o filho ainda estava dormindo...
Quando voltava do serviço já era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.
Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa.
E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.
Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beijá-lo.
Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A diretora emocionou-se com aquela singela história e ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras das pessoas se fazerem presentes, de se comunicarem com os outros.
Aquele pai encontrou a sua, que era simples mas eficiente.
E o mais importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo. Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento, simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais do que presentes ou desculpas vazias.
É válido que nos preocupemos com as pessoas, mas é importante que elas saibam, que elas sintam isso.
Para que haja a comunicação é preciso que as pessoas "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois, em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.
É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o medo do escuro.
As pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas sabem registrar um gesto de amor.
Mesmo que esse gesto seja apenas um nó.
Um nó cheio de afeto e carinho.
E VOCÊ... JÁ DEU ALGUM NÓ AFETIVO HOJE?
ESTE É O MEU NÓ PARA VOCÊ".

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Para o seu EU

SIMPLIFIQUE:
Pense menos pense sem complicação.
FOCALIZE:
Quando a mente está totalmente focalizada no presente isso é pureza. Sem a mistura do passado e sem a do futuro ainda não existente. Pureza da mente é o que mantém alguém motivado.
CRIE:
Pinte um quadro de como você gostaria de ser. Isto o capacitará a checar-se. Perceba que, no que diz respeito a auto-elevação, você não é o único trabalhando sobre si mesmo. Deus está junto trabalha do com você e em você. Isto tornará a mudança fácil.
EXPERIMENTE:
Largue métodos familiares. Fazer algo novo trará novos resultados.

PARA A RELAÇÃO COM OS OUTROS

RESPEITE:
Faça todos se sentirem valiosos. Nisso reside a arte de ajudar os outros a progredirem. Sinta o que eles necessitam. Cada pessoa tem seu próprio mundo interior. Isso trará harmonia.
MUDE SUA VISÃO:
Nós podemos ter todas as virtudes mas não todas as especialidades. Veja as especialidades de cada um – este é o método para se ter respeito. Não importa quem eles sejam nem como eles se comportam.
COMUNIQUE-SE CLARAMENTE:
Se falamos sem a experiência de paz interior, nossas palavras carregam pensamentos inúteis. O resultado é que nossas intenções não serão entendidas.
APOIE:
Quando outros são governados por percepções negativas e de auto-piedade, não rejeite-os. Dê a eles uma chance de expressarem-se.
ESCUTE:
Crie um relacionamento e então ofereça outra perspectiva. Por tanto tempo temos tomado de tudo o que fazemos, de todos que conhecemos. Agora há o sentimento de que ao invés de tomar, deixe-me simplesmente DOAR, DOAR, DOAR.
ESTE É O CHAMADO PARA OS DIAS DE HOJE.
Autoria desconhecida.
Agradeço muito se alguém puder informar a autoria do mesmo.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Terra Chora - por Carmen Ortiz Cristal.

Eu era tão bela, tão cheia de vida, até que chegaste, todo cheio de si...
Eu, quando te vi, me encantei, me despi dos individualismos;
diante de ti, me coloquei nua, sem pudores, nem preconceitos;
me dei, com tudo que tinha;
meus dons e riquezas foram colocados a teus pés;
me entreguei por inteira e tu?!...
Tudo o que fizeste foi machucar!...
Me fazer escrava de tua sede;
tua ânsia de poder, de egoísmo, o mais vil dos sentimentos, o querer tudo para si...
No uso indevido, do que te pertencia, o querer manipular, destruir, matar...
Jamais pensaste em mim, só em ti!...
Fui a luz dos teus dias e tu!...
Foste a escuridão, a morte...
Hoje, não mais sei de mim...
Meu futuro é incerto, apenas, sei que vou sobrevivendo ao caos ,à desonra de ter sido maculada;
foste destruindo o que era belo, me fazendo árida, esgotada em minhas fontes de vida...
Ainda assim, me dou a ti, te recebo, como última morada...
A Terra chora!!!...
É hora da humanidade repensar na exploração sem controle, do consumo exagerado, da falta de respeito a vida...
Disso depende a sobrevivência de vidas futuras...
CARMEN ORTIZ CRISTAL é professora por profissão, nascida em Uruguaiana/RS.