Quem somos e em que acreditamos?

Nosso grupo, o GAIA, brotou de minha intensa paixão pela criação de um mundo mais humano para meu filho, Arthur Francisco, para os filhos dele e para todas as gerações futuras, afinal, como diz o título de um livro: "Filhos Brilhantes, (nós, pais e mães) Professores Fascinantes".

Entendo que p/ sermos o berço de futuras gerações preparadas, temos por obrigação nos prepararmos e propagarmos nossas experiências interagindo uns com os outros, independente de sermos pais ou filhos, tios ou sobrinhos, avós ou netos... sejamos sempre IRMÃOS EDUCADORES!!! E esta educação começa dentro de nossos lares, mudando antigos paradigmas, prestando mais atenção ao nosso próximo, ao futuro de nosso planeta, reciclando nosso lixo, reciclando nossas almas.

Muito embora a magnitude das crises espirituais e ambientais que nos deparamos em nosso dia a dia possa exigir métodos ousados e visionários, sei, do fundo do meu coração, que é possível encontrar soluções para os problemas do nosso planeta, começando dentro de nós mesmos, em nosso lar, em nosso ambiente de trabalho, com nossos visinhos, enfim...

Tudo é possível, pois querer é poder!!!

Valeria.

DIREITOS AUTORAIS

Respeite os Direitos Autorais e a Propriedade Intelectual.
A cópia não autorizada implica em penalidades previstas na Lei 9.610/98.

sábado, 23 de outubro de 2010

Obama liberou geral - por Carlos Sambrana.


Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, em junho deste ano: "A contaminação no Golfo do México é a pior catástrofe ambiental que os EUA já viram. Agora é hora de buscar energias limpas". Com a popularidade em queda diante da explosão da plataforma Deepwater Horizon, da British Petroleum (BP), que havia ocorrido em 20 de abril, o presidente americano tentava mostrar reação. E era mais dos que necessário. Durante 86 dias ininterruptos, jorraram 4,9 milhões de barris de petróleo no Golfo do México - uma catástrofe que ceifou a vida de milhares de aves, animais marinhos e atingiu as praias e parques nacionais do país. O presidente americano, inclusive, decretou uma moratória, prevista para durar até novembro, proibindo a exploração do petróleo na região. Na semana passada, mudou de opinião. Sem mais nem menos, antecipou o fim da proibição e liberou a exploração dos postos de petróleo no Golfo do México. Por incrível que pareça, ela tomou esta decisão pelo mesmo motivo que o fez proibir a exploração: a queda de sua popularidade.

Por conta da interrupção, cerca de 23 mil postos de trabalho foram perdidos e o petróleo, como é descrito no próprio site do Departamento de Energia dos EUA, "é o sangue vital da economia da América". O meio ambiente, portanto, ficou em segundo plano. Isto revela que, apesar de todo o discurso da sustentabilidade propagado por todos ao redor do mundo, uma questão fala mais alto: a economia.

O petróleo é responsável por 40% de toda a energia gerada nos EUA emovimenta os motores de 99% dos veículos usados no país. Atualmente, o mundo consome 82 milhões de barris por dia - 20 milhões vão diramente para os americanos. Só que aprodução local é bem menor do que é importado e isso tem um custo extremamente alto. O governo já gasta US$ 1 bilhão por dia comprando 12 milhões de barris de países como o Canadá e a Arábia Saudita, entre outros.

Neste cenário, não pode se dar ao luxo de interromper a produção no Golfo do México, de onde são extraídos 1,7 milhões de barris diariamente. "O modo de prevenir a falta de petróleo é assegurando que a produção doméstica será mantida", informa o Departamento de Energia dos EUA. Mesmo que a catástrofe ainda se faça presente. Isso porque dos 4,9 milhões de barris despejados na costa americana, 2,4 milhões, não foram retirados do meio ambiente.

A decisão do governo Obama mostra a dependência americana do óleo negro. Quase tudo o que é produzido no país necessita de petróleo. Não se sabe, porém, até quando. "Usamos a substância 100 mil vezes mais rapitamente do qua a sua acumulação subterrânea", diz a estudiosa americana Sonia Shah, autora do livro A História do Petróleo. Todo ano, o mundo demanda cerca de 2% a mais de petróleo do que no ano anterior, ao passo que o fluxo de óleo dos campos petrolíferos conhecidos declina de 3% a 5%. Obama, certamente, está de olho nesses números. Isso é curioso. Nas eleições presidenciais de 2008, Obama surgiu como o salvador da pátria em um país afundado pela crise financeira. Era a renovação em pessoa prona para bater o senador John McCain, o republicano com idéias retrógradas. Obama venceu a parada. Mas em um aspecto eles sã quase irmãos gêmeos. Afinal, o slogan de McCain era "drill, drill, drill" (perfure, perfure, perfure).

Texto de Carlos Sambrana
Revista ISTO É DINHEIRO
Ano 13 - No. 618
de 20/10/2010.